sábado, 12 de agosto de 2017

Existem profetas hoje? O que é o chamado profético?



Os profetas que tinham a missão de alertar o povo a obedecer a vontade de Deus e de preparar Israel para a vinda do Messias foram até João Batista, assim como a Lei durou até Jesus, que era a Lei Viva, o Verbo feito carne, tendo n’Ele a consumação, o cumprimento pleno da Lei. Portanto, depois de João Batista anunciar o Messias e de o próprio Jesus iniciar seu ministério, não havia mais razão para a existência de profetas para aquele fim, tampouco a Lei se fazia necessária, enquanto ordenança formal, pois em Cristo obedece-se à Lei sem nem mesmo tomar-se conhecimento do seu conteúdo escrito.

Todavia, devemos nos lembrar de que o papel dos profetas era antes de tudo exortar o povo, inspirados por Deus, mostrando onde estavam se desviando da sua Palavra, a fim de trazê-los ao arrependimento e ao abandono dos seus pecados. O fato de muitos dos profetas haverem tido revelações, visões sobre o futuro e realizarem milagres e prodígios através do poder que Deus lhes concedia não era o que realmente os caracterizava como profetas. Com efeito, João Batista nunca teve visão, nem operou milagre algum, e mesmo assim foi chamado por Jesus de “o maior profeta dentre os nascidos de mulher” (Mateus 11:11).

O que caracteriza o chamado profético é o falar guiado da parte de Deus para exortar, aconselhar, mostrar o caminho correto, consolar e inspirar boas obras. Então, existem sim profetas nos dias atuais: são pessoas com a inescapável e inequívoca vocação de serem a boca de Deus nos lugares onde não se obedece ou se distorce a Sua Palavra, principalmente onde mais se deveria conhecê-la e praticá-la. Indivíduos assim são e sempre foram um recurso divino para quando até mesmo os sacerdotes falham em guardar os preceitos de Deus.

O profeta hoje não é um vidente que diz o passado ou o futuro das pessoas, tampouco é alguém que “determina” que isso ou aquilo aconteça. Deus pode dar revelações a um indivíduo, mas isto não faz dele um “profeta”. Quem possui um real chamado profético fala porque está “cheio de palavras” e o “seu espírito o constrange” (Jó 32:18) a expressar o que da parte de Deus precisa ser dito por seu intermédio. Eles não são ordenados nem ganham o título de “profetas”, eles simplesmente são o que são porque Deus os fez assim.

Em suma, o chamado profético ainda existe, pois Deus usa homens e mulheres para ensinar, consolar, edificar e mostrar onde a Igreja está se desviando da Sua santa vontade quando até mesmo líderes religiosos não são mais capazes de fazê-lo. Apenas não podemos confundir os verdadeiros profetas com os falsos profetas: estes são carnais, vaidosos, amigos dos poderosos, invejosos, interesseiros e usam seus supostos “dons” para benefício próprio.