O pecado de Jezabel era usar adornos e maquiagens?
Algumas vezes ouvimos pessoas dizerem que usar adornos e maquiagens é pecado, e que a rainha Jezabel é o símbolo deste pecado. Todavia, examinando o que a Bíblia nos conta sobre a vida de Jezabel, vemos que ela fez diversas coisas que desagradaram muito a Deus, de sorte que o fato de ela fazer uso de tais enfeites se torna apenas um mero detalhe em sua biografia. Sendo assim, Deus realmente a reprovou por suas “vaidades” ou foi por outros motivos?
Jezabel era mulher de Acabe, rei de Israel. Ela era fenícia e adorava deuses pagãos, tendo induzido seu marido a fazer o mesmo. Ela difundiu o culto a Baal e à Aserá em Israel, sendo que mantinha oitocentos e cinquenta falsos profetas em seu palácio real (1Reis 18,19). Além disso, Jezabel massacrou os profetas de Deus (1Reis 18:4), ameaçou matar Elias (1 Reis 19:2) e tramou a morte de Nabote, para que Acabe possuísse a sua vinha (1Reis 21).
Ora, tendo ela cometido tantos pesados pecados, será que Deus a castigaria logo por ela se maquiar e usar jóias? Acharia Deus mais grave a suposta “vaidade” do que a idolatria e o homicídio? Certamente que não. Jezabel recebeu o seu merecido castigo (2 Reis 9:33) por ter ajudado a proliferar a adoração às abominações no reino de Israel, por haver perseguido e matado muitos profetas de Deus e por ter causado a morte do justo Nabote.
Muitos associam o fato de Jezabel haver pintado os olhos e colocado enfeites em seus cabelos momentos antes de sua morte (2 Reis 9:30) à justa punição divina. Porém, uma coisa não se segue da outra. Na verdade, Jezabel colheu os frutos das suas ações, e deve servir para nós como símbolo de uma pessoa idólatra, homicida e sem escrúpulos, que faz o que for preciso para alcançar os seus objetivos. Usar maquiagens nada acrescenta ao seu rol de perversidades