quarta-feira, 26 de julho de 2017

(Não) convide alguém para ir à sua igreja hoje

Hoje é quarta-feira, mas também poderia ser sábado ou domingo, tradicionais dias de culto em muitas denominações. Digo isso porque me ocorreu logo cedo convidar uma pessoa muito conhecida minha para ir à igreja. Entretanto, depois eu pensei melhor. Vejamos: Fulana é uma pessoa triste, doente, toma remédios e é depressiva. Ela possui um único hobby, uma distração saudável que ajuda a pôr um pouco de alegria à sua vida e coloca um sorriso largo em seu rosto. E daí? Daí que a minha igreja não aprovaria esse hobby... Comecei a imaginar então aquela pessoa indo ao culto, gostando, convertendo-se e, de repente, sendo constrangida a abrir mão do seu único lazer e modificar radicalmente seu estilo de vida para abraçar um extenso conjunto de doutrinas (a maioria regras de homens ou mera “etiqueta religiosa”) a fim de ser considerada parte daquela irmandade. E a conclusão à qual eu cheguei foi a seguinte: é melhor para ela mesma que eu não a convide para ir à minha igreja hoje.

Chocante? Talvez. Mas certo é que JESUS pode colocar naquela alma e em todas as outras a paz verdadeira, a qual o mundo não conhece (João 14:27), e trocar o seu sofrimento por um fardo leve e um jugo suave (Mateus 11:30). Porém, a RELIGIÃO entra em cena com tantas cargas em forma de usos e costumes e com tantas tradições humanas pesadas que ela praticamente anula o que JESUS veio fazer pela humanidade. Portanto, minha postura é legítima: eu reconheço que o que Deus pode dar àquela minha conhecida vale muito mais do que mil entretenimentos, mas também sei que tirá-la da sua vidinha para trancá-la num sistema fechado de regras desnecessárias não irá melhorar em nada sua condição existencial.



Assim sendo, ao invés de convidá-la para ir à minha igreja hoje, correndo o risco de ela pegar um trauma de Deus por pensar que a RELIGIÃO é o próprio Deus, prefiro exercer um sincero amor em Cristo por aquela alma orando por ela a fim de que o Espírito Santo trabalhe em seu ser, convidando-a a examinar as Escrituras em sua casa (sobretudo os evangelhos), sendo eu mesmo uma semelhança de Jesus para ela através do meu modo de viver e ensinando a ela a Palavra de Deus nas ocasiões que forem propícias. Se depois de tudo isso o Senhor converter o seu coração e ela espontaneamente desejar um local para se congregar com outros fiéis, louvado seja Deus por isso. Todavia, que não recaia sobre a minha cabeça o sangue de uma alma sequer que tenha fugido de Deus por medo da RELIGIÃO...

Bendito seja o Senhor, Deus da única religião verdadeira: “visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:27). Amém.