quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Deus é mau por que permite o sofrimento?

Muitos questionam: “por que Deus permite o sofrimento?” Eu, porém, pergunto: e por qual motivo Ele não permitiria? Alguns pensam que Deus é mau por consentir que as pessoas sofram, mas ignoram que o sofrimento é uma lei da vida. Sofrer é desagradável, no entanto, nos amadurece, ensina-nos a compreender a dor do outro, produz auto-conhecimento, quebrantamento de coração, paciência, enfim, transforma-nos em seres humanos melhores. O sofrimento é uma lei da existência, uma verdadeira escola da vida.


Salomão escreveu que “o coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” (Provérbios 15:13). Entretanto, Eclesiastes 7:3 nos diz que “melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”. Harmonizando os dois pensamentos, temos algo como: “o coração alegre aformoseia o rosto [porém] com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”. Isto significa dizer que a alegria deixa a pessoa mais bonita por fora, mas é a tristeza que a torna mais bela por dentro.

O maior exemplo bíblico de fidelidade a Deus em meio ao sofrimento talvez seja o de Jó. Homem justo e muito próspero, de um momento para outro viu-se totalmente arruinado. Depois de satanás o haver ferido de úlceras da cabeça aos pés, ao ponto de Jó raspar as suas feridas com um pedaço de telha assentado sobre as cinzas, quando sua esposa chegou a ele para aconselhá-lo a amaldiçoar a Deus e morrer, sua única resposta foi: “como fala qualquer louca, assim falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?” (Jó 2:10). Jó não acusou Deus de crueldade quando o dia mau chegou em sua vida.

Em Jeremias 18, lemos que o Senhor mandou o profeta ir até a casa do oleiro. Chegando lá, ele viu o artífice trabalhando em sua obra, quando de repente o vaso de barro se quebrou em suas mãos e ele moldou um vaso novo, conforme lhe pareceu melhor. Nós algumas vezes “quebramos” nas mãos de Deus e Ele nos projeta novamente, de acordo com a sua santa, perfeita e agradável vontade. É claro que o processo traz um pouco de dor, mas depois saímos do “forno” mais fortes, resistentes e mais úteis para a sua Obra.

Enfim, o próprio Senhor Jesus disse: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Isto não é senão a maior declaração de que: (1) o sofrimento é parte inafastável da nossa existência nesta Terra, mas que (2) se seguirmos a Cristo, Ele, que venceu primeiro, nos ajudará a vencer também todas as adversidades desta vida. Deus não é mau por permitir o sofrimento humano, pois Ele não sente nenhum prazer em contemplar a nossa dor. Todavia, Deus permite que soframos para que o sofrimento produza em nós aperfeiçoamentos que não seriam possíveis de nenhum outro modo.