segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Você sabe o que é "anorexia espiritual"?

Não é de hoje que vejo irmãos se queixando da repetitividade e da falta de conteúdo das pregações que ouvem ao longo dos anos. São expressões batidas, exortações óbvias ou sem relação com os textos lidos, enfim, pouquíssimo ENSINO da Palavra de Deus. Diante disto, as perguntas que eu faço são as seguintes: o que gera tantas pregações incipientes? Que tipo de crente se alimenta delas? E como ficam aqueles que necessitam de alimento sólido?

A conclusão a qual eu cheguei foi que existe um círculo vicioso: o crente sem conhecimento da Bíblia é espiritualmente fraco e infantil e por isso vai ao templo com aquelas demandas típicas de neófitos, por exemplo: “será que Deus ainda me ama?”, “será que as promessas de Deus estão de pé na minha vida?”, “será que um dia eu vou ter as coisas que eu desejo?” etc. Chegando lá, o pregador, que também possui pouco preparo bíblico, solta aquelas famosas frases, conhecidas por nós, tais como: “o tempo da tua vitória vai chegar”, “Deus te ama”, “as promessas de Deus não caíram por terra”. “sou teu Pastor e nada vai te faltar” etc.



Então, as pregações são “água com açúcar”, mas ocorre que a fome de muitos dos que as estão ouvindo é justamente de “água com açúcar”, de modo que elas satisfazem ao apetite adoecido dos “anoréxicos espirituais” que as consomem. Porém, como todos sabemos, “água com açúcar” não alimenta ninguém de verdade. Assim, logo o crente anoréxico precisa voltar à igreja para receber mais da sua porção. Deste modo, perpetua-se o círculo vicioso: pregação que não alimenta >> crente com apetite espiritual adoecido que come mal e por isso logo precisa de mais dela >>> pregação que não alimenta...

Este processo repetido à exaustão faz com que a pessoa permaneça imatura e frágil espiritualmente, mesmo frequentando por muitos anos a sua denominação. Uma coisa é alguém ser novo na fé, tal como uma “criança” recém-nascida; outra, bem diferente, é uma pessoa agir anormalmente como tal “criança”. A primeira, caso se dedique à leitura e ao estudo da Palavra de Deus, associados à uma vida de orações e santificação, certamente irá se fortalecer na fé e logo deixará os primeiros rudimentos. Já a segunda não faz nada para crescer no conhecimento, pois imagina já estar fazendo isso simplesmente congregando muitas vezes.

O “anoréxico espiritual” crê que está bem alimentado e teme ficar “acima do peso”: “a letra mata” e “estudar a Bíblia deixa a pessoa fria, carnal ou arrogante”. Assim, o indivíduo come mal e não tem fome de alimento sólido, rejeitando tudo aquilo que não se pareça com o seu leite costumeiro. Além dos enfermos espirituais, quem sofre o dano são os crentes saudáveis, pois seu apetite não pode ser saciado por pregações “dietéticas”, de modo que eles precisam buscar alguma forma alternativa de matar sua fome de conhecimento da Palavra de Deus...