sábado, 7 de outubro de 2017

A mensagem inspiradora que a vida de Ester nos transmite

Por Alceu Figueiredo

ESTER é uma história bastante conhecida e apreciada pelo povo de Deus, por isso muitos pais judeus e cristãos deram às suas filhas o bonito nome de Ester. Ester é seu nome Persa; seu nome hebraico é HADASSA. Ester significa “estrela”. Como uma estrela, ela brilhou para o povo de Deus na Pérsia, numa daquelas noites “escuras e cheias de trovoadas”.


Ficou mais conhecida como Ester por ter sido rainha desse império do passado, que foi a Pérsia, mas HADASSA era seu nome hebraico, cujo significado é “MURTA”. Um arbusto ou árvore comum em Israel e no Líbano que pode atingir até 9 metros de altura, sendo sempre verde e bastante ramalhuda. Produz cachos de flores brancas que ao amadurecer se tornam pequenas bagas azul-escuras. As bagas, embora aromáticas, são comestíveis.

Quando Zacarias teve a visão sobre os cavalos, vermelhos, baios e brancos, bem parecida com a visão do apocalipse, o anjo do Senhor estava entre as “murteiras” (Zc 1:8-11,16). A murta serviu ainda para cobrir as cabanas usadas temporariamente durante as festividades das barracas (Nee 8:14,15).

Mas é o profeta Isaías, no amoroso convite de salvação, que começa dizendo: “Vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. (Is 55:1-13).

Embora o texto fale de coisas comuns à sobrevivência do judeu [mel, vinho e pão], a mensagem é de cunho espiritual, visando a salvação que deve ser recebida como uma dádiva de Deus, sem dinheiro que possa pagá-la, sem o concurso de boas obras e esforços humanos (Ef 2:8,9). É a isto que chamamos de salvos pela graça: “favor que não merecemos”.

A conclusão no versículo 13 é Deus prometendo ao que vem até Ele que fará brotar, em lugar do espinheiro e da sarça, a MURTA, e será isto gloria para Jeová, e memorial eterno que jamais será extinto. Quantas vidas eram como espinheiro e como a sarça, que servem apenas para o fogo, mas Deus com sua graça transformou na “MURTA”, de folhas verdes e aroma que perfuma tudo ao redor.

Ester significa “estrela”, a estrela que brilhou na Pérsia em tempos de adversidade. A Palavra de Deus nos diz que “os que forem sábios resplandecerão como o esplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente” (Dn 12:3).

Olhando para o nome hebraico dessa judia, HADASSA, e crendo no mesmo Deus, floresceremos como a MURTA em meio aos espinheiros, exalando o bom perfume de Cristo. Ester é lembrança que revigora. Memorial de livramento.

------------------------------------
*Este post é uma adaptação de um texto de Alceu Figueiredo que pode ser lido na íntegra aqui.