segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O lado bom e o lado ruim de ser solteiro numa perspectiva cristã

Ser solteiro é viver na constante possibilidade de ser iludido a cada nova pessoa interessante que você conhece. Aparentemente, são muitas as possibilidades para quem está sozinho, mas na verdade as opções disponíveis são bem poucas, pois raras são aquelas que realmente combinam conosco. O problema é que você não faz a menor idéia de quem “fecha” com você, e a única maneira de descobrir isso é conhecendo pessoas e se guiando por Deus.

Ser solteiro (e independente) é ser dono do próprio nariz: ir onde quiser, voltar a hora que desejar, congregar onde tiver vontade, gastar o seu dinheiro consigo mesmo. Enfim, um lado bom da solteirice é ter poucas satisfações a dar e poucos palpites a receber. Claro que toda essa liberdade não deve ser usada egoisticamente, mas para servir a Deus. Como diz Paulo em 1 Coríntios 7:32, “o solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor”.



Ser solteiro é ser solitário. Por mais que você passe o dia rodeado por amigos, viaje com a mocidade, coma bem, divirta-se, jogue videogame, faça compras etc, no final do dia você precisará repousar sua cabeça em seu travesseiro, apagar a luz e... encarar a solidão. “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18), é por isso que por mais feliz que você se considere, em algum momento você sentirá falta de alguém especial que lhe complete.

Ser solteiro é fazer amigos, ganhar irmãos, pais e mães do coração. Com certeza é mais fácil ampliar o círculo social sendo solteiro: os pais dos nossos melhores amigos muitas vezes se tornam nossos “pais postiços”, toda família onde a gente se sente bem passa a ser nossa própria família, e normalmente é nesta época que nascem aqueles “amigos mais chegados que irmãos” (Provérbios 18:24). É um tempo de rir, de dançar e de abraçar (Eclesiastes 3).

Ser solteiro é ter a autoestima mais variável do mundo. Quando todos os seus amigos começam a namorar, menos você, a sua autoestima vai ao fundo do poço. Já quando você está começando a conhecer alguém e a pessoa lhe corresponde, você se sente o sujeito mais feliz do mundo. Todavia, se a pessoa amada “visualizar e não responder”, seu amor próprio já entra em crise. Mas, se tudo dá certo e o relacionamento se firma, você volta a sorrir novamente...

Ser solteiro, enfim, é viver os dramas e as comédias da fase típica da vida onde todas as possibilidades estão em aberto, onde múltiplos horizontes se desenham à nossa frente e na qual nós pensamos ser bons o suficiente para tudo. Todavia, quem está solteiro deve aproveitar seu tempo não apenas para se divertir e buscar seus interesses, mas também para servir ao Senhor: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade” (Eclesiastes 12:1).