quarta-feira, 27 de setembro de 2017

14 passagens que provam que Deus não aprecia os puxa-sacos

Bajulador, adulador, lisonjeiro: três nomes bonitos, um sinônimo: puxa-saco! Deus não aprecia a bajulação humana, e deixou isso claro em muitas passagens bíblicas. Tem dúvidas? Então confira esta seleção de trechos sobre o assunto.



1. "Eu não aceito glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus. (...) Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?” (João 5:41,42,44)

2. “Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10)

3. “Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções. Que o Senhor corte todos os lábios bajuladores e toda língua arrogante.” (Salmos 12:2,3)

4. “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mateus 19:16,17)

5. “Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.” (1 Tessalonicenses 2:5)

6. “Quando Jesus dizia estas coisas, uma mulher da multidão exclamou: Feliz é a mulher que te deu à luz e te amamentou. Ele respondeu: Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem." (Lucas 11:27,28)

7. “Estes se aproximaram dele e disseram: Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não? Devemos pagar ou não? Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário para que eu o veja." (Marcos 12:14,15)

8. “Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.” (Judas 1:16)

9. “Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança.” (Salmos 78:36,37)

10. “Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.” (Romanos 16:18)

11. “O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua.” (Provérbios 28:23)

12. “Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele.” (Provérbios 29:5)

13. “A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína”. (Provérbios 26:28)

14. “Não serei parcial com ninguém, e a ninguém bajularei, porque não sou bom em bajular; se fosse, o meu Criador em breve me levaria”. (Jó 32:21,22)

CURTA: LUZ AOS MEUS PÉS CCB