segunda-feira, 13 de março de 2017

Sua primeira igreja é a sua própria casa

"Saudai também a igreja que está em sua casa", é o que diz o Apóstolo Paulo em Aos Romanos 16:5. Com efeito, a primeira igreja de cada cristão não é a denominação "X" ou "Y", e sim a sua própria família, e o primeiro "pastor", "bispo", "ancião" (ou correlato) da sua casa é o (a) chefe da família, e não o dirigente religioso local.

A igreja (instituição religiosa) deve ser um complemento da verdadeira Igreja que está em sua casa. Esta Igreja não é feita de tábuas, pedras ou tijolos, e sim de pessoas convertidas ao Evangelho de Cristo. Então você deve ter uma vida com Deus primeiramente dentro de casa: louve, adore, leia a Bíblia e, se o Espírito Santo lhe conceder, até pregue, nem que seja só para você mesmo! E lembre-se: o seu testemunho começa em casa.

A prerrogativa de aconselhar, ensinar ou mesmo disciplinar também é do (a) chefe da família, quando este (a) possui o preparo espiritual necessário para tanto. Numa família tradicional cristã, por exemplo, cabe antes ao pai o papel de líder religioso. No que este não puder, aí sim entra a figura do "pastor", "bispo", "ancião" etc. da igreja local ou comum congregação.

Muitas famílias não permanecem unidas dentro de suas igrejas porque nunca foram uma Igreja dentro de casa. Com o passar do tempo os filhos crescem e se afastam dos templos porque a falta de semelhança da casa com a igreja soa para eles como hipocrisia dos pais. Portanto, se você quer ver sua família sempre com você na igreja, faça do seu lar uma Igreja tão agradável que seus filhos sintam desejo de lhe acompanhar aonde quer que você vá. Até mesmo para a igreja...