quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Faz sentido comemorarmos o natal?

Faz sentido comemorarmos o natal? Se estivermos falando da data do nascimento de Jesus, a resposta é não, pois não sabemos a data em que isto aconteceu.

Mas, e se soubéssemos a data exata, isto mudaria alguma coisa? Creio que não, porque Jesus Cristo é a única pessoa cuja morte importaria mais ser comemorada do que o seu nascimento. O perdão dos nossos pecados e a nossa adoção a Deus como seus filhos deram-se através da sua morte e ressurreição, e não do seu mero nascimento.

Sabemos que Jesus nasceu como homem, cresceu, pregou o seu Evangelho, foi pendurado numa cruz, morto e ressuscitado ao terceiro dia, tendo depois de tudo isso subido aos céus, de onde viera. Todavia, tudo isto foi mera necessidade histórica, para que nós, seres humanos (cuja mente é limitada e dependente da relação espaço-tempo) pudéssemos compreender todos estes fatos. Entretanto, o Cordeiro de Deus foi imolado antes mesmo da fundação do mundo, ou seja, antes de haver qualquer pessoa na face da Terra.

Logo, comemorarmos o evento material do nascimento de Jesus, ainda que isto tenha sido de suma importância ao nosso olhar humano, é menos importante do que celebrarmos em amor e reverência o sacrifício do Filho de Deus por nós antes de nós, antes do tempo, antes do mundo, e antes mesmo do nascimento do próprio homem (e Deus) Jesus entre nós.